sábado, 10 de outubro de 2009

Vamos praticar Flash Mobs no Brasil?

Nas minhas buscas pelo youtube encontrei um vídeo que muito me chamou atenção. Era o grupo Black Eyed Peas em uma apresentação da música I Gotta Feeling no Programa da Oprah Winfrey.

A apresentação era ao vivo em uma Avenida de Michigan (Chicago). O que me chamou atenção foi a multidão.

A música começa e de repente a câmera flagra uma louca dançando sozinha (isso é o que parece!) daqui a pouco uma pequena multidão começa a imitar os passos dela, só sei que no meio do vídeo cerca de 21.000 pessoas estão fazendo a coreografia juntos.

Como assim? 21.000 pessoas dançando igual?? É!

Se tratava do maior FLASH MOB musical da história. De início eram 800 bailarinos contratados mais no decorrer da música toda a multidão acaba participando

Já entendi, vocês querem ver o vídeo para entender, né?

Então pasmem como eu


http://www.youtube.com/watch?v=A9CmZXSSYmc


Essa expressão “Flash Mob” ficou martelando na minha cachola e resolvi procurar sobre o assunto.

De acordo com o que pude pesquisar na internet, os flash mobs são manifestações feitas por grupos de pessoas, que combinam através de mensagens pela internet para irem a determinados lugares, efetuar alguma coisa de forma inusitada (dançar, gritar, pular amarelinha, recitar a tabela periódica, etc.), deixando todo mundo confuso, se dispersando depois de algum tempo, sem explicar nada a ninguém.

Pelo que entendi, trata-se de uma manifestação pacífica, por isso não podemos considerar os vários arrastões que acontecem por aí como sendo flash mobs, apesar de que esses arrastões também acontecem de forma inusitada, planejada, sendo praticados por um bando de gente, que deixa todo mundo confuso e infelizmente sem os seus pertences de valor (e em alguns casos, sem a própria vida). Do mesmo modo, olhando pelo ponto de vista pacifico dos eventos, não podemos enquadrar quaisquer invasões militares como sendo atos de flash mobs, caso isto acontecesse provavelmente o atual presidente americano seria um dos lideres do movimento, e finalmente as suas ações armamentistas e sem qualquer sentido passariam a ter algum significado.

Apesar de ser algo aparentemente inútil, as manifestações dos flash mobs podem vir a ser potencialmente promissoras. Basta serem direcionadas de uma melhor forma. Pois elas contam com pessoas dispostas a se deslocar de suas residências, saindo do seu lugar comum e indo de encontro a feitos inesperados. Algo que seria bem positivo, por exemplo, se acontecesse em um asilo. Do nada apareceriam jovens, alegres e cheios de energia, passando alguns bons momentos com pessoas idosas que certamente adorariam sua visita. Mesmo que fosse apenas por poucos instantes, pois bastaria darem um caloroso abraço no maior número de idosos que ali estivessem e depois partir. Nada muito complicado. Mas suficiente pra encher de alegria à alma dos bons velhinhos.

Outra idéia seria aparecerem de repente em praças, coletando o lixo jogado no chão e semeando flores, dando assim, exemplos de cidadania. Algo melhor ainda, seria se surgissem em orfanatos, cantando músicas e distribuindo sorrisos para toda aquela turminha miúda, muitas vezes abandonada e sem esperanças.

Tudo isto serviria de preparação para aumentar o número de participantes do flash mob, até o dia do grande evento, onde milhares de pessoas apareceriam de forma inusitada nas zonas eleitorais, efetuando ali algo inédito na história deste país, limpando através de seu voto todos os cenários (do municipal ao federal) dos tantos políticos corruptos e incompetentes que por várias gerações parasitam nas alas governamentais. Crápulas que vêm se reunindo de forma inusitada para aumentarem seus próprios e polpudos salários, sumindo logo em seguida sem melhorar em nada a vida do povo brasileiro. Indivíduos investidos em cargos de ministros, vereadores, deputados, senadores, entre outros, mas que só sabem mesmo é nos deixar confusos com suas promessas vazias, para continuarem exercendo suas falcatruas no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui o espaço é seu e desde já obrigado pela visita!